Perguntas frequentes
Encontre aqui a resposta às suas dúvidas acerca dos nossos serviços e da nossa área de atuação.
Como posso comunicar as minhas leituras?
Pode comunicar a sua leitura do contador, por um dos seguintes meios:
- Diretamente no nosso site, em leituras;
- Através da linha gratuita de Comunicação de Leituras Automáticas 800 500 650 (disponível 24h por dia);
- Comunicar ao Operador de Rede de Distribuição da sua área de fornecimento;
- Balcões de atendimento da Dourogás;
Para evitar faturas com consumos estimados, considere a data de comunicação de leitura indicada na sua fatura.
Como devo ler o meu contador?
A leitura do seu contador de gás é feita diretamente no mostrador do aparelho, considerando apenas os números com fundo preto (ver exemplo).
Comunique aqui a sua leitura.
Quando devo comunicar as minhas leituras?
O período de comunicação de leituras é indicado mensalmente na sua fatura, no espaço de “Mensagens para si”. Para facilitar, indicamos também a referência que lhe vai ser pedida durante o processo de comunicação de leituras.
Porque devo comunicar as minhas leituras?
A recolha das leituras do seu contador de gás natural é da responsabilidade dos respetivos Operadores da Rede de Distribuição (ORD). Estes realizam as leituras aos contadores de dois em dois meses, o que significa que haverá meses com ausência de leitura para faturação de consumos, o que nos obrigará a estimar o consumo para esses períodos.
Desta forma, para garantir uma fatura com consumos reais, em vez de valores estimados, aconselhamos a comunicação mensal da leitura do seu contador através de um dos seguintes meios:
- Diretamente no nosso site. Comunique aqui;
- Através da linha gratuita de Comunicação de Leituras Automáticas 800 500 650 (disponível 24h por dia);
- Comunicar ao Operador de Rede de Distribuição (ORD) da sua área de fornecimento;
- Balcões de atendimento da Dourogás.
Comuniquei uma leitura errada. Posso corrigi-la?
Sim. Caso ainda esteja dentro do período indicado para comunicar a leitura, deverá enviar a leitura correta, pelos meios disponibilizados, sendo considerada para faturação a mais recente que comunicar.
Caso já tenha recebido a fatura e queira solicitar a retificação da mesma, pode fazê-lo:
- Num balcão de atendimento da Dourogás;
- Através da nossa linha de atendimento geral 808 500 950. Disponível de segunda a sexta (dias úteis), das 9h às 13h e das 14h às 18h, com custo de uma chamada local.