Perguntas frequentes
Encontre aqui a resposta às suas dúvidas acerca dos nossos serviços e da nossa área de atuação.
Que cuidados especiais devo ter com o gás natural?
Materiais para as ligações
Nas ligações aos aparelhos a gás deve garantir a utilização dos seguintes materiais:
- Tubos metálicos extensíveis ou rígidos (próprios para gás) – em placas, fornos de encastrar, esquentadores e caldeiras;
- Tubos de borracha – em fogões e aparelhos a gás amovíveis.
De acordo com a lei em vigor, o tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação. O tubo de borracha deve ser substituído sempre que:
- Seja ultrapassada a validade (inscrita no próprio tubo);
- Se apresente degradado ou com fissuras. Para um comprimento superior a 1,5 metros, deverá utilizar-se uma ligação metálica extensível ou rígida, própria para gás.
Ventilação e exaustão dos produtos da combustão
- Assegure-se de que o local e a instalação do aparelho cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão.
- Se o seu edifício tem instalado um sistema de extração mecânica coletiva, assegure-se de que funciona. Em caso de dúvida contacte uma empresa credenciada.
- Não tape as entradas de ar na cozinha, mesmo com temperaturas baixas.
- Não é permitida a instalação de extratores mecânicos nos locais onde existam esquentadores ou caldeiras de extração natural.
Revisão de aparelhos
- Periodicamente deve proceder-se à revisão dos aparelhos a gás, recorrendo a empresas credenciadas para o efeito.
- Deverá fazê-lo igualmente se detetar alguma irregularidade, como por exemplo, se verificar que a chama deixa de ser estável e azulada e passar a apresentar-se instável, ruidosa ou fortemente amarelada.
Obras no pavimento ou nas paredes
- Antes de efetuar obras no pavimento ou nas paredes da sua casa procure identificar a localização das canalizações de gás.
O que devo fazer quando estiver ausente durante algum tempo?
Certifique-se de que as válvulas (torneiras) da instalação de gás e de segurança se encontram bem fechadas, antes de se ausentar por períodos longos.
Que cuidados devo ter ao ligar ou desligar aparelhos a gás?
- Para ligar o aparelho a gás deve acender primeiro o fósforo ou acionar o acendedor e, de seguida, abrir o gás. Caso o aparelho não fique ligado, feche a válvula do queimador (botão do aparelho) e repita a operação.
- Sempre que acender o esquentador ou a caldeira, certifique-se de que as torneiras de água quente estão bem fechadas.
- Antes de usar, consulte sempre as instruções/recomendações dos aparelhos.
Tenho um aparelho a gás para instalar. O que devo fazer?
No caso da instalação de aparelhos a gás, deve certificar-se de que a mesma é realizada por entidades acreditadas pelo IPAC, devendo ser realizada uma inspeção ao novo aparelho. Lembre-se que é proibido por lei instalar estes equipamentos nos quartos e casas de banho.
Que contactos devo usar em caso de emergência?
Deverá contactar o Operador de Rede (ORD) da sua área de residência, cujo contacto se encontra no cabeçalho da sua fatura ou do seu contrato de fornecimento. A linha é gratuita e encontra-se disponível 24h/dia.
O que fazer em caso de emergência com gás natural?
Perante uma emergência, o Cliente, para além de contactar de imediato o piquete, e até à sua chegada, deve ter em conta as seguintes medidas de segurança:
No interior da habitação:
- Abrir portas e janelas para ventilar o local;
- Não acionar dispositivos elétricos ou outras fontes de ignição (interruptores, campainhas, etc.);
- Não usar telemóvel;
- Não fumar ou fazer lume;
- Fechar a válvula do contador;
- Fechar a válvula de corte ao esquentador e ao fogão;
- Fechar outras válvulas, caso existam;
- Evacuar a zona da ocorrência;
- Utilizar as escadas;
- Não utilizar o elevador (caso exista).
Na via pública:
- Não fumar ou fazer lume;
- Não efetuar qualquer tipo de intervenção para além do contacto imediato com o piquete de emergência;
- Manter-se afastado do local;
- Alertar outros transeuntes sobre a ocorrência para que também se afastem do local;
- Evite comportamentos de pânico ou alarme desnecessários.
Quando necessário, transmita também a ocorrência aos Bombeiros, Polícia, Protecção Civil ou outras Entidades Públicas.
O meu fornecimento de gás foi cortado, como devo proceder?
Existem diversas situações que podem estar associadas ao corte dos serviços de gás. Para proceder ao restabelecimento do fornecimento será necessário:
- Verificar e reparar a anomalia detetada;
- Solicitar e executar uma inspeção das instalações;
- Contactar a linha de apoio para solicitar o restabelecimento do serviço.
Recomendamos sempre que o Cliente entre em contacto com a linha de apoio da Dourogás através do: 808 500 950.