Perguntas frequentes

Encontre aqui a resposta às suas dúvidas acerca dos nossos serviços e da nossa área de atuação.

Materiais para as ligações

Nas ligações aos aparelhos a gás deve garantir a utilização dos seguintes materiais: 

  • Tubos metálicos extensíveis ou rígidos (próprios para gás) – em placas, fornos de encastrar, esquentadores e caldeiras;
  • Tubos de borracha – em fogões e aparelhos a gás amovíveis.

De acordo com a lei em vigor, o tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação. O tubo de borracha deve ser substituído sempre que: 

  • Seja ultrapassada a validade (inscrita no próprio tubo);
  • Se apresente degradado ou com fissuras. Para um comprimento superior a 1,5 metros, deverá utilizar-se uma ligação metálica extensível ou rígida, própria para gás.

Ventilação e exaustão dos produtos da combustão 

  • Assegure-se de que o local e a instalação do aparelho cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão.
  • Se o seu edifício tem instalado um sistema de extração mecânica coletiva, assegure-se de que funciona. Em caso de dúvida contacte uma empresa credenciada. 
  • Não tape as entradas de ar na cozinha, mesmo com temperaturas baixas.
  • Não é permitida a instalação de extratores mecânicos nos locais onde existam esquentadores ou caldeiras de extração natural.

Revisão de aparelhos

  • Periodicamente deve proceder-se à revisão dos aparelhos a gás, recorrendo a empresas credenciadas para o efeito.
  • Deverá fazê-lo igualmente se detetar alguma irregularidade, como por exemplo, se verificar que a chama deixa de ser estável e azulada e passar a apresentar-se instável, ruidosa ou fortemente amarelada.

Obras no pavimento ou nas paredes 

  • Antes de efetuar obras no pavimento ou nas paredes da sua casa procure identificar a localização das canalizações de gás.

Certifique-se de que as válvulas (torneiras) da instalação de gás e de segurança se encontram bem fechadas, antes de se ausentar por períodos longos.

  • Para ligar o aparelho a gás deve acender primeiro o fósforo ou acionar o acendedor e, de seguida, abrir o gás. Caso o aparelho não fique ligado, feche a válvula do queimador (botão do aparelho) e repita a operação.
  • Sempre que acender o esquentador ou a caldeira, certifique-se de que as torneiras de água quente estão bem fechadas.
  • Antes de usar, consulte sempre as instruções/recomendações dos aparelhos.

No caso da instalação de aparelhos a gás, deve certificar-se de que a mesma é realizada por entidades acreditadas pelo IPAC, devendo ser realizada uma inspeção ao novo aparelho. Lembre-se que é proibido por lei instalar estes equipamentos nos quartos e casas de banho.

Deverá contactar o Operador de Rede (ORD) da sua área de residência, cujo contacto se encontra no cabeçalho da sua fatura ou do seu contrato de fornecimento. A linha é gratuita e encontra-se disponível 24h/dia.

Perante uma emergência, o Cliente, para além de contactar de imediato o piquete, e até à sua chegada, deve ter em conta as seguintes medidas de segurança:

No interior da habitação:

  • Abrir portas e janelas para ventilar o local;
  • Não acionar dispositivos elétricos ou outras fontes de ignição (interruptores, campainhas, etc.);
  • Não usar telemóvel;
  • Não fumar ou fazer lume;
  • Fechar a válvula do contador;
  • Fechar a válvula de corte ao esquentador e ao fogão;
  • Fechar outras válvulas, caso existam;
  • Evacuar a zona da ocorrência;
  • Utilizar as escadas;
  • Não utilizar o elevador (caso exista).

Na via pública:

  • Não fumar ou fazer lume;
  • Não efetuar qualquer tipo de intervenção para além do contacto imediato com o piquete de emergência;
  • Manter-se afastado do local;
  • Alertar outros transeuntes sobre a ocorrência para que também se afastem do local;
  • Evite comportamentos de pânico ou alarme desnecessários.

Quando necessário, transmita também a ocorrência aos Bombeiros, Polícia, Protecção Civil ou outras Entidades Públicas.

Existem diversas situações que podem estar associadas ao corte dos serviços de gás. Para proceder ao restabelecimento do fornecimento será necessário:

  • Verificar e reparar a anomalia detetada;
  • Solicitar e executar uma inspeção das instalações;
  •  Contactar a linha de apoio para solicitar o restabelecimento do serviço.

Recomendamos sempre que o Cliente entre em contacto com a linha de apoio da Dourogás através do: 808 500 950.

Regras de segurança e emergência 1

Como posso ler a minha fatura do gás?